domingo, 13 de janeiro de 2013

POESIA É COISA DE FRESCO!

Poema é o que está escrito. Poesia é o que o poema inspira. O que inspira, refresca, tanto o coração quanto a mente. Refrescado, se fica fresco. Quer ver?

Quinto motivo da rosa (Cecília Meireles)

Antes do teu olhar, não era, 
nem será depois,  - primavera.
Pois vivemos do que perdura,

não do que fomos. Desse acaso
do que foi visto e amado: - o prazo
do Criador na criatura...

Não sou eu, mas sim o perfume
que em ti me conserva e resume
o resto, que as horas consomem.

Mas não chores, que no meu dia,
há mais sonho e sabedoria
que nos vagos séculos do homem.


E agora, tá fresco? Pensou? Quem fala, é a rosa ou aquele (aquela) que a observa? Poemas fazem sentir. E pensar.Tente também: Mário Quintana ("Eles passarão, eu passarinho!"), Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa (é isso mesmo; além de romancista ele foi premiado por seu livro de poemas chamado Magma!). Olavo Bilac ("... ora direis ouvir estrelas...") e Castro Alves (escreveu poemas incríveis quando tinha apenas 18 aninhos!).

E esse aí, da foto, quem é: 1) o ator que fez Gandalf na série O Senhor dos Anéis?; 2) o xerife machão daquela cidade do velho oeste americano?; 3) Papai Noel de férias? ou 4) Nenhuma das respostas anteriores. Quem é esse sujeito?








Um comentário:

  1. walter whitman, poeta, conhecido tambem por ser considerado o "pai dos versos livres".

    ResponderExcluir

Não seja tímido! Eu sei que você está tentado a atentar contra esta postagem. Vá em frente. Não resista à tentação do atentado!