domingo, 17 de março de 2013

Tai Chi Chuan em Pisa!

Olha a foto abaixo que eu consegui na rede: não é lindo?




O que você acha que é isso? Um bando de gringos fazendo Tai Chi chuan na praça de Pisa? É claro que não. Essa turminha está posando para alguém com a intenção de fingir que está segurando a torre inclinada. Não é lindo? Agora, olhem à esquerda da torre. Eu me refiro ao prédio imponente; a Catedral de Pisa! Dentro dela há um candelabro com cerca de 400 anos, pendurado possivelmente no mesmo lugar onde era admirado por ninguém mais ninguém menos que Galileu Galilei. Olha a foto do candelabro (também emprestada da rede) aí embaixo.





Reza a lenda que foi aí que Galileu determinou o movimento pendular dos corpos. Ele fazia oscilar o grande candelabro e criou, a partir de suas observações, conceitos importantes usados na Física até hoje, tais como período e frequência. Como estes conceitos são fortemente relacionados ao tempo e Galileu, naquela época, não dispunha de relógios muito precisos, o mito diz que o italiano marcava o movimento pendular contando as pulsações de seu próprio corpo. Genial, não? Por isso, quando for a Pisa, pratique o Tai Chi, mas não deixe de contemplar a genialidade do ser humano. O candelabro está lá. Basta estar atento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja tímido! Eu sei que você está tentado a atentar contra esta postagem. Vá em frente. Não resista à tentação do atentado!